PARADA CARDÍACA SÚBITA E CONSUMO DE BEBIDAS ENERGÉTICAS

PARADA CARDÍACA SÚBITA E CONSUMO DE BEBIDAS ENERGÉTICAS
Reconhece-se que as bebidas energéticas podem potencialmente desencadear arritmias cardíacas com risco de morte; postula-se que os ingredientes altamente estimulantes e não regulados alteram a frequência cardíaca, a pressão arterial, a contratilidade cardíaca e a repolarização cardíaca de maneira potencialmente pró-arrítmica.
Os autores descreveram sua experiência em relação à parada cardíaca súbita (PCS) que ocorre temporalmente próxima ao consumo de bebidas energéticas em pacientes com cardiopatias genéticas subjacentes.

Foram revisados os registros eletrônicos de todos os sobreviventes de PCS com arritmias comprovadas que foram encaminhados à Mayo Genetic Heart Rhythm Clinic para avaliação; foram identificados aqueles que consumiram uma bebida energética antes do evento.
Foram obtidos dados demográficos dos pacientes, características clínicas, consumo documentado de bebidas energéticas e relação temporal do consumo de bebidas energéticas com a PCS.
Entre os 144 sobreviventes de PCS, sete indivíduos (5%) com média de idade de 29 anos, sendo seis mulheres, apresentaram uma PCS inexplicável associada temporalmente ao consumo de bebidas energéticas. Entre esses, dois apresentavam síndrome do QT longo; dois com taquicardia ventricular polimórfica catecolaminérgica; e os três restantes foram diagnosticados com fibrilação ventricular idiopática. Destes, três pacientes (43%) consumiam bebidas energéticas regularmente. Foram seis os pacientes (86%) que necessitaram de cardioversão elétrica de resgate e um (14%) foi ressuscitado manualmente. Todos os sobreviventes da PCS pararam de consumir bebidas energéticas e estão livres de eventos desde então.
Os autores concluíram que no geral, 5% dos sobreviventes de PCS experimentaram PCS em período próximo ao consumo de uma bebida energética. Embora estudos de coorte maiores sejam necessários para elucidar a incidência/prevalência e quantificar o risco preciso, parece prudente alertar precocemente sobre esse risco potencial.

Referência: Martinez KA et al. Sudden cardiac arrest occurring in temporal proximity to consumption of energy drinks. Heart Rhythm. 2024; DOI: 10.1016/j.hrthm.2024.02.018.

Veja também