1 - Amar a si próprio acima de qualquer alimento ou refeição gostosa! Lembre-se de que felicidade e boa auto-estima são prazeres duradouros.
2 - Invista pelo menos 40 minutos em cada refeição principal! Coma devagar, mastigando várias vezes e degustando o alimento. Você atingirá a saciedade com uma quantidade menor de comida.
3 - Fracione as refeições! Faça 5 ou 6 refeições por dia (café da manhã, lanche, almoço, lanche da tarde, jantar, ceia). Essa estratégia diminuirá sua ansiedade por comida (gula) e fará com que você comece cada refeição com menos fome.
4 - Esforce-se para não beber ou comer mais do que de costume quando estiver ansioso.
5 - No couvert, dar preferência para as saladas ou patês de vegetais. Evite azeitonas, pães e manteiga.
6 - Comece a refeição pelas saladas e frutas! Fica a sugestão de um prato avantajado de rúcula, tomate picado, abacaxi, uvas passas e molho de salada. Esse prato lhe surpreenderá pelo sabor. Além disso, lhe proporcionará saciedade ao menos parcial.
7 - Tome 3 a 4 copos (+ 200 ml) de líquido por refeição! Opções à água natural são os sucos naturais de limão e de maracujá, os sucos em pó Light (Clight, por exemplo) e todos os refrigerantes Light ou Diet.
8 - Coma carnes magras (gado, peixe, frango), que devem ser cozidas, grelhadas ou assadas. Evite frituras, em especial óleos de origem animal (banha); quando a fritura é necessária, utilize óleo vegetal ou margarina.
9 - Evite os carboidratos (massas, pães, arroz, feijão) em excesso.
10 - Para sobremesa, utilize frutas.
11 - Evite, ao menos no início de sua “empreitada”, locais e companhias “irresistíveis”! Desperdiçar todo o sacrifício de uma semana em uma festinha de final de semana é frustrante.
12 - Quando houver uma festa a participar, não tente “compensar” ficando naquele dia, em casa, sem comer ou comendo menos que o necessário; alimente-se naturalmente até a chegada da festa. Isto impedirá abusos e descontroles na alimentação.
13 - Não evite a balança! Ela é amiga verdadeira; diz as verdades na cara e na lata! Pese-se a cada 15 ou 20 dias. Assim, juntamente com o profissional que lhe acompanha, poderá avaliar a efetividade de seus métodos para emagrecer.
14 - A cada 15 ou 30 dias, tenha seu DIA FELIZ! Nesse dia, você deixará de lado o regime, desfrutando dos prazeres dos quais se privou durante todos aqueles dias. Isso lhe trará satisfação e lhe manterá motivado para continuar o regime a partir do dia seguinte.
15 - Após avaliação clínica e cardiológica, comece a praticar exercícios regularmente! O exercício deve ser adaptado a sua idade, condições de saúde e preferência. O exercício aumenta o gasto energético, melhora os perfis cardiovasculares e lhe proporciona bem-estar e sono de maior qualidade.