Hemodinâmica

Hemodinâmica ou Cardiologia Intervencionista

É um conjunto de procedimentos médicos invasivos para diagnóstico e tratamento de cardiopatias.

Cateterismo Cardíaco

É prática que introduz finos cateteres na dinâmica circulatória com injeção de contraste radiológico, possibilitando o diagnóstico
das lesões coronarianas obstrutivas. Diagnostica e trata a doença isquêmica coronariana pela desobstrução mecânica do vaso
(angioplastia) e aposição de stents, os quais mantém a dinâmica da circulação coronariana.

Angioplastia

A angioplastia consiste na dilatação de um ou mais vasos obstruídos total ou parcialmente por uma placa de aterosclerose (placas de gordura). O procedimento é feito de modo similar ao cateterismo diagnóstico, mas com materiais específicos para o tratamento dessas lesões. Insere-se na coronária ou em qualquer outro vaso acessível do organismo um minúsculo balão repleto de líquido insulflando-o a pressões crescentes até que a placa se desfaça e o fluxo sanguíneo se restaure. Após essa etapa, caso haja necessidade, implanta-se um stent que consiste de uma microscópica mola que mantém o vaso aberto e retarda o aparecimento de novas placas ateroscleróticas.  Esse stent não causa dor e permanece por toda a vida naquele local e em nenhuma hipótese poderá ser expelido.
Em média, a durabilidade da angioplastia é de 7 anos e depende de vários fatores.
Caso haja necessidade, a angioplastia pode ser repetida diversas vezes desde que necessário e tecnicamente possível.

O médico que faz cateterismo e angioplastia necessita de 12 anos de formação para tal (6 de faculdade + 2 de clínica médica + 2 de cardiologia + 2 de cardiologia intervencionista).
O paciente recebe a alta hospitalar no mesmo dia ou no dia seguinte.
O risco de morte, infarto ou complicações maiores na angioplastia é de 2%.
Ao término do procedimento, o paciente permanece em repouso absoluto por 4 a 8 horas e, após a alta hospitalar, deve fazer repouso parcial de 2 dias.
A angioplastia não isenta, de forma alguma,  o paciente do tratamento medicamentoso.

» Clique aqui e confira todos os serviços cadastrados em nosso site