Saúde Bucal e O Esporte

vídeos

Clique para ampliar



A prática de esportes de contato como boxe, jiu-jítsu, karatê e até os mais radicais como mountain bike, motocross e skate, oferecem um grande risco de acidentes que podem provocar traumatismos em dentes e estruturas da face.
A utilização de protetores bucais é um eficiente método de redução de danos, ou até mesmo de eliminação de traumas, principalmente na região de incisivos centrais e laterais superiores.
Os protetores bucais funcionam como um amortecedor do impacto, distribuindo as forças durante o golpe, prevenindo assim a laceração e equimose dos lábios e bochechas.
Estima-se que cada atleta envolvido em esportes de contato tem 10% de chance de sofrer um acidente na região oral.
Esporte com boca protegida sem o uso do protetor bucal personalizado, o risco de sofrer um ferimento nos dentes aumenta mais de 60 vezes. Devido ao fato de ser bem adaptado, o protetor bucal não atrapalha a respiração do atleta, facilita o ato de falar e permite a ingestão de líquidos sem precisar tirá-lo da boca. Existem basicamente dois tipos de protetores bucais: o ferve-e-morde e o personalizado. Eles são usados na arcada dentária superior, o local mais vulnerável aos traumas.
Se o atleta usa aparelho ortodôntico fixo, o protetor é colocado em ambas as arcadas, pois a possibilidade de ferimentos é maior. O ferve-e-morde é um protetor bucal feito de silicone, em tamanho único. É necessário que o atleta fique de boca fechada durante a competição para que o protetor não caia. Esse aparelho dá uma falsa sensação de segurança, pois como não se adapta perfeitamente à boca, pode causar ferimentos nos desportistas.
O protetor bucal personalizado é um aparelho bem mais sofisticado. Trata-se de uma placa de silicone prensada sobre o modelo de gesso. Pelo fato de ser confeccionado sobre o modelo da arcada, adapta-se perfeitamente à boca, oferecendo maior conforto e maciez.
Para colocá-lo o atleta necessita fazer no mínimo, duas consultas.
A primeira é um exame clínico para avaliação de suas condições bucais, tipo de mordida, se usa aparelho ortodôntico e outras informações.
Também nessa fase costuma-se fazer a moldagem da arcada superior e escolhe-se a cor a ser utilizada.
A segunda serve para a colocação do protetor e ajustes, caso sejam necessários.
O protetor bucal personalizado pode ser utilizado por quase todos os atletas que praticam esportes de velocidade, impacto ou atrito com outros esportistas.

 



» Clique aqui e confira todos os serviços de odontologia cadastrados em nosso site



Congresso Brasileiro de Arritmias Cardíacas 2016 - Dr.
 
Associação Entre Apneia Obstrutiva do Sono e Infarto Do Miocárdio: Uma Revisão Sistemática -

Resumo

A apneia obstrutiva do sono (AOS) tem sido associada a fatores de risco cardiovascular, porém a relação entre a AOS e doença cardiovascular ainda é controversa.

 
Periodicamente estaremos divulgando aqui receitas simples mas saudáveis, de fácil preparo e de excelente sabor.

Última Receita :
Entradas: Rocambole de Batatas Com Espinafre
 
Não deixe de acessar este espaço. Mensalmente estaremos sempre colocando diversas dietas e orientações para melhor atender nossos clientes.

Última Dieta/Orientação :
Teor de Colesterol Nos Alimentos
 
 
 
Acesso Rápido
» Conheça a Eletrocor » Novidades Eletrocor
» Nossos Profissionais » Receitas Saudáveis
» Área de Atendimento » Material Eletrocor
» Rede de Atendimento » Fale Conosco
Atendimento : ( (54) 3223.1222
Laboratório Cárdio Diagnóstico
Rua Bento Gonçalves, 2048 - 2º andar
Fax (54) 3223-3698
eletrocor@eletrocorcardiologia.com.br
Caxias do Sul - RS