Tratamento do Bruxismo

Clique para ampliar
TRATAMENTO DO BRUXISMO

O bruxismo ou, preferencialmente, briquismo (do grego βρυχμός [brýkhmós], "ranger os dentes") é um hábito parafuncional que leva o paciente a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono ou, menos prejudicialmente, durante o dia. É observada em pacientes de todas as idades e geralmente está relacionada ao alto nível de estresse. Ocorre em cerca de 15% das pessoas. Pode causar desgastes nos dentes e agir como um dos fatores causais das dores de cabeça e distúrbios da articulação temporomandibular. Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia formam um problema progressivo que o paciente freqüentemente não nota e só é apercebido se prestar atenção na própria tensão muscular ou se o rangido noturno é escutado por outrem. O diagnóstico geralmente é feito depois que surgem algumas complicações como desgastes nos dentes, dores na musculatura mastigatória, estalidos nas articulações, perdas ósseas na mandíbula e maxila, travamento das articulações temporomandibulares etc. O tratamento pode variar conforme a gravidade do problema, sendo o mais comum a confecção de uma placa miorrelaxante de uso noturno. Algumas vezes, o uso diurno também pode ser necessário durante um tempo. Também a terapêutica com a toxina botulínica pode ser um recurso interessante nos casos de bruxismo associado à dor.

» Clique aqui e confira todos os serviços de odontologia cadastrados em nosso site