DIREITOS E DEVERES DO PACIENTE



Eletrocor Laboratório de Diagnóticos está sempre em busca de priorizar o bem-estar de todos e garantir um atendimento humanizado, resolutivo de excelência e qualidade. O objetivo deste documento é ser o mais transparente possível em todos os quesitos que envolvem essa relação, sendo de suma importância que o paciente tenha conhecimento de todos os seus direitos e deveres.

DIREITOS DO PACIENTE:
- Atendimento digno, atencioso e respeitoso, por parte de todos os profissionais da instituição, sem preconceito de raça, credo, cor, idade, sexo, limitação de movimentos e/ou diagnóstico.
- Receber informações claras, objetivas e compreensíveis sobre as ações diagnósticas, terapêuticas, tratamentos propostos, riscos, alternativas de tratamento e prognósticos.
- Ser identificado pelo nome, sobrenome ou nome social. Não receber qualquer denominação referente ao nome da sua doença ou agravo à saúde, número ou código, ou ainda outras formas impróprias e/ou desrespeitosas.
- Ter assegurada a sua segurança, integridade física, psíquica, moral e privacidade.
- Preservação de sua imagem, identidade, assim como o respeito a seus valores éticos, morais e culturais, independentemente de seu estado cognitivo ou de consciência.
- Confidencialidade e sigilo profissional, desde que não acarrete riscos a terceiros ou à Saúde Pública.
- Privacidade.
- Ter acesso às contas referentes às suas despesas.
- Receber resultados dos exames, seguindo as regras de proteção de dados do paciente.
- Ter acesso às contas referentes às suas despesas particulares.
- Receber proteção e segurança, à medida em que os procedimentos e as instalações possibilitem.
- Ter um ambiente de cuidado, sendo o silêncio respeitado em todos os momentos.

DEVERES DO PACIENTE
- Fornecer informações precisas e completas sobre assuntos relacionados à sua saúde.
- Seguir as instruções fornecidas pelos profissionais responsáveis pelo seu tratamento.
- Responsabilizar-se quando da recusa em receber tratamento ou seguir orientações da equipe profissional.
- Cumprir os regulamentos da Instituição, respeitar as orientações de silêncio e preservar os recursos da Instituição.
- Respeitar os direitos, a saúde física e mental dos demais pacientes e dos profissionais da Instituição.
- Não fumar em nenhum local dentro da Instituição, inclusive, banheiros ou áreas comuns.
- Comparecer para os exames, portando: carteira de identificação com foto, e se for o caso, a carteira do convênio e guias autorizadas, exames e/ou laudos solicitados.
- Respeitar o horário de consultas e exames. Informar antecipadamente a impossibilidade de comparecer e/ou atrasos superiores a 15 minutos.
- Compreender que existem preparos e termos de consentimentos, que devem ser preenchidos e consentidos antes da realização de consultas e/ou exames.
- Aguardar com paciência pela consulta e/ou exames, entendendo as dificuldades que pacientes de horários anteriores possam ter tido e que possam ter interferido no horário pré-estabelecido de atendimento.
- Respeitar os direitos e tratar com o devido respeito os demais pacientes e os profissionais envolvidos no atendimento.
- Fornecer informações precisas, completas e acuradas sobre o seu histórico de saúde, doenças prévias, internações, alergias, procedimentos médicos anteriores, outros problemas relacionados à sua saúde, ficando a seu encargo e responsabilidade as conseqüências de quaisquer omissões de informações sobre alergias, medicações restritivas e/ou condições de saúde.
- Certificar-se de que compreendeu as informações e orientações recebidas. Fazer perguntas sempre que tiver dúvidas.
- Seguir as instruções recomendadas pela equipe multiprofissional que o assiste, se responsabilizando pelas consequências da sua recusa.
- Zelar por sua segurança e dos demais pacientes dentro da instituição, comunicando a qualquer funcionário, situações que possam colocar ele ou outros em risco.
- Aguardar o prazo para entrega de exames e laudos, conforme orientações repassadas em agendamento, podendo este ser abreviado, sempre que possível e a critério da equipe técnica, desde que seja informada a necessidade no ato de realização.
- A retirada de resultados de exames, prontuário e laudo somente pode ser realizada pelo próprio paciente ou seu representante legal devidamente identificado, obedecendo os preceitos éticos e legais sobre confidencialidade conforme o Código de Ética Médica.
- No momento em que receber seu documento fiscal, conferir todos os dados nela informados.
- Solicitar que os seus acompanhantes contribuam para o bem-estar de todos, em relação a manutenção do silêncio, a proibição do uso do fumo/derivados do tabaco e bebidas alcoólicas, colaborando assim com a segurança e limpeza do ambiente.
- Zelar por seu patrimônio particular, a fim de evitar eventuais perdas.

PROIBIÇÕES:
- É proibido fazer gestos ou utilizar-se de palavras impróprias à moralidade.
- É proibido escrever, rabiscar ou colocar cartazes não autorizados nas paredes e mobiliários da Instituição.
- Não é permitido promover vendas, ações de tumulto, desordem, uso de aparelhos de som, instrumentos musicais, perturbação do silêncio, briga e desacatos a qualquer profissional ou paciente no recinto, mesmo que as partes envolvidas sejam parentes, ambas serão convidadas a se retirar do local.
- Não é permitido fumar nas dependências de nossa instituição, mesmo que em escadas, elevadores ou banheiros.
- É proibido circular nas áreas identificadas e sinalizadas como restritas, pois isso pode gerar riscos à sua saúde.
- Não usar o celular para ouvir áudios e vídeos em som alto, na recepção, sala de espera e/ou consultórios.
- Não jogar lixo no chão.
- É proibido tirar fotos e/ou fazer vídeos capturando imagens de outras pessoas e profissionais dentro das dependências da nossa instituição.

Esta Política de Conduta está sujeita a alterações conforme decisão dos responsáveis pela instituição sem prévio aviso aos titulares, no intuito de promover as melhorias constantes das atividades que regulamentam o funcionamento da ELETROCOR LABORATÓRIO DE DIAGNÓSTICOS.